7 de junho de 2015

Entenda o couro sintético

  Olá pessoal tudo bem?.

  Uma das tendências do inverno que nunca sai de moda são as peças de couro, no entanto as de couro legítimo são bem carinha ai entra em cena os sintéticos. Durante esta semana trarei alguns posts falando sobre diferentes tipos de couro, hoje vamos começar pelo sintético já que ele está bem presente no nosso guarda-roupa afinal qual mulher não tem uma peça de couro sintético? se não tem roupa, tem um sapato, uma bolsa ou outros acessórios.



 Couro sintético

 Por ter o preço  mais acessível este tipo de couro tornou-se um dos mais usados. De material bem parecido com couro legítimo mas com pouca resistência o couro sintético é um laminado  produzido com componentes químicos derivados do petróleo.
 Em geral existe três processo de produção do couro sintético, também tem o processo feito das seringueiras mas a este dá-se o nome de couro ecológico que falarei em outro post.

 Poliuretano: Também conhecida como PU  é o processo mais comum  na produção de  couro sintético, quando feito com boa qualidade ele é um ótimo material. Além de ser mais barato, possui ótima flexibilidade, tem uma vasta coloração e não há necessidade de ficar hidratando como o couro comum. Os couros sintéticos feitos por este processo são muito usado para fabricação de roupas, bolsa, sapatos e outros produtos que entram na nossa casa como: poltrona e sofá.

 Polipropileno: Embora nenhum couro sintético tenha a mesma resistência que o couro natural, os que são feitos à partir deste processo possuem uma boa resistência. Feito de outra variação entre as resinas sintéticas o couro deste processo é muito utilizado na fabricação de bolsas e acessórios e pouco usado para fabricação de roupa.

 Polivinílico: De componentes que lembram o vinil  tem uma textura única e bem original. Utilizado para fazer saia, jaqueta e sapatos.

Para não se enganar na hora de comprar qualquer peça de couro veja algumas dicas:

Olhe a etiqueta: Já falei várias vezes aqui no blog o quanto é importante olhar a etiqueta isso por que lá deve ter as informações da composição do produto, assim como o procedimento para lavar e secar, se não tem o fabricante está desrespeitando a lei.

Teste: O couro sintético possui menos elasticidade que o original.

Toque: O couro sintético tem a superfície de texturas mais uniforme que o original

Cheiro: Peças de couro sintético tem o cheiro mais suave e dura menos tempo que o original.

 Sabemos que uma peça de couro sintético nunca terá a mesma durabilidade que uma de couro legítimo mas alguns cuidados na hora de usar, lavar e guardar pode fazer que ela dure mais tempo, veja algumas dicas.

  Nunca use ferro ou seque na secadora, já que não pode usar ferro evite dobrar para não ficar com vincos, guarde penduradas em cabides evite colocá-las perto de outras peças do mesmo material já que este tecido gruda e pode transferir a cor.

Confira o post sobre couro legítimo aqui e couro ecológico aqui

  Desejo-lhe uma semana feliz, fico muito agradecida pela sua visita se possível deixe sua opinião, beijos.



Um comentário:

  1. As peças em couro sintéticas são bem elegantes mesmo, deixa qualquer look mais poderoso.
    Adoro!

    Beijos!

    Http://www.marianabarretto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Querida (o) sua opinião é muito importante para mim, conte-me o que achou da postagem. Se você gostou compartilha com suas amigas, assim mais pessoas serão alcançadas.
Beijos.